Atualizada as 11:13 de 21/12/2018
Por Fátima Nogueira*
.
.
O Município de Formosa do Rio Preto – Bahia inciou o seu processo político emancipatório do Município de Santa Rita de Cássia – Bahia no início da gestão (1955-1959) do prefeito santa-ritense Joaquim Dias, através de um Projeto de Lei de autoria do vereador santa-ritense Jorge Ribeiro Fidelis. Depois de aprovado pelos Edis da Câmara Municipal de Santa Rita de Cássia, o Projeto seguiu para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, permanecendo durante cinco anos nos trâmites do regime burocrático até ser sancionado pelo Governador do Estado, General Juracy Montenegro Magalhães, em 22 de dezembro de 1961 e transformado na Lei n° 1590 de 1° de janeiro de 1962. Este fato histórico foi registrado nos anais da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Formosa do Rio Preto. Uma Cerimônia de Emancipação foi celebrada no prédio da Escola Estadual Doutor Djalma Bessa, nesta cidade. Este dia é lembrado pelos formosenses como O DIA “D”, título do hino desse Município do Vale Baiano do Rio Preto.
.
O DIA “D”
.
O Dia “D” chegou
Um novo sol raiou
No céu da terra amada
Findou-se a noite atroz da escuridão
E é dia claro e ameno ao coração
Da que era escravizada
Liberdade ainda que tarde
Brada feliz o povo esperançoso
Sentindo que altaneira pode andar
Eis que domina a liberdade amiga
A expressão, a vilania e até a intriga
Abaixo vão ficar (bis)
.
O Dia “D” chegou
A que era só Formosa
É hoje honrada, ufana e gloriosa
O tempo da amargura já passou
Dentre as nóveis comunas da Bahia
A nossa está soberba de alegria
O Dia “D” esteve longe mas chegou
.
Congrega já teu povo minha terra
Sob a doce união que só constrói
Jamais consintas que se faça guerra
Por tudo que o tempo ao fim sempre corrói
Que os teus filhos pelo teu futuro
Vejam que o homem mais vale que o ouro,
.
O progresso, a paz
Mais vale que o poder
Pois sendo assim,
Formosa tu hás de ser (Bis)
.
Letra: José Lelis.
Música: Isabel Carvalho Mendes.
.
Tomando como referência a data de publicação da lei de emancipação do Município de Formosa do Rio Preto, no dia 1° de janeiro de 2019 completará 57 anos de história política. Nesse período foram eleitos e/ou empossados 15 gestores na Prefeitura desse Município do Vale Baiano do Rio Preto.
.
1° Prefeito: Orlando Morais Cesar;
2° Prefeito: Benedito Araújo;
3° Prefeito: Edvaldo de Castro Bonfim (Vadu);
4° Prefeito: Agamenon Augusto da Silva;
5° Prefeito: Domingos Bispo;
6° Prefeito: Idaiano Saldanha Câmara;
7° Prefeito: Domingos Bispo;
8° Prefeito: Hamilton de Souza Santos;
9° Prefeito: Pedro Guedes Filho;
10° Prefeito: Pedro Guedes Filho;
11° Prefeito: Manoel Afonso de Araújo;
12° Prefeito: Manoel Afonso de Araújo;
13° Prefeito: Jabes Lustosa Nogueira Júnior;
14° Prefeito: Gerson José Bonfantti;
15° Prefeito: Termosires Neto.
.
Os formosenses terão muitos motivos para comemorarem administrativamente neste 57° Aniversário da Cidade. O novo entrou em nossas vidas. Na vida dos formosenses, com nova administração, planos de um governo inovador na gestão (2017-2020) TERMOSIRES NETO. A tão almejada mudança. Onde esperamos mais crescimento e desenvolvimento neste importante município do Oeste da Bahia, rico em belezas naturais, com uma economia com grande capacidade de desenvolvimento, com grande potencialidade e população crescente que merece uma melhor qualidade de vida, que merecem ser olhados nas suas necessidades
.
Para este dia 22 de dezembro, data que marca o Aniversário da Cidade, o prefeito TERMOSIRES NETO e seus colaboradores prepararam uma agenda repleta de atividades sociais, dentre elas: entrega de mais de 4 mil cestas básicas; prestação de serviços sociais à população; e uma grande festa à noite na Avenida Brasil, encerrando as comemorações dos 57 anos de emancipação política do nosso tão adorado Município de Formosa do Rio Preto.
Fátima Nogueira*
Fátima Nogueira é enfermeira pela Unieuro e biomédica, pós graduada em Saúde Pública e Oncologia e instrumentação Cirúrgica.