Pelo menos quatro focos de incêndios são registrados na município de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia nesta terça-feira (19). A combinação entre ventos, tempo seco e baixa umidade relativa do ar, colaboram com o surgimento e, principalmente, a rápida propagação das chamas, em casos de incêndios florestais. Moradores tem reclamado de diversas queimadas no entorno da cidade.
Pela manhã a cidade estava tomada por um densa nuvem de fumaça. O cabo da Polícia Militar Onaldo Corado, que mantém uma rotina de exercícios matinais, registrou em vídeos a fumaça em pontos diferentes (veja vídeo abaixo).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Na semana passada, o muncípio registrou a temperatura mais alta da Bahia, com 41,1ºC (clique aqui e leia). Entre os meses de julho e outubro, o Oeste baiano enfrenta estiagem.
Um dos incêndios florestais ocorre entre o conclomerado de fazendas Estrondo e a localidade de Aldeia do Gerais. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Formosa do Rio Preto, Geraldo Lustosa, o local é de dificil acesso. A Semmar, segundo Lustosa, pediu apoio de aeronaves para a Aiba e e o aparato da Estrondo.
Imagens do dia 17 enviadas ao Portal do Cerrado ontem, mostram a dimensão do fogo na região do Gerais do Rio Preto.
Outro incêndio já com chamas controladas ocorreu na BR-135, próximo ao povoado Canadá, na margem urbana da cidade. Há foco de incêndio também na região da Coaceral, área que concentra grandes fazendas produtoras de grãos.
Em grupos de mensagens, moradores do maior município baiano tem feito queixas diárias sobre a fumaça de queimadas e com comentários de vários focos de fogo no entorno da cidade. Contudo, não confirmados pela Semmarh.
Além de Formosa do Rio Preto, o Corpo de Bombeiros, registra incêndios florestais em Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Barra e na Serra do Mimo em Barreiras. (leia aqui)