O mês de dezembro começou quente para os moradores de Formosa do Rio Preto, na Bahia. A cidade do Oeste do estado, registrou a segunda temperatura mais alta do país, na sexta-feira (1º), conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Com 40,6 ºC, foi a cidade mais quente da Bahia.
Duas cidades do Norte de Minas Gerais, Esperantina e Nova Porteirinha, foram as campeãs na sexta-feira com termômetros marcando 40,8 ºC. Ibotirama, Correntina e Bom Jesus da Lapa, todas na região Oeste do estado, tiveram temperaturas acima de 40 ºC.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O calorão deve continuar. Conforme o órgão, o fim de semana deve ser de altas temperaturas, com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas em alguns pontos do Oeste baiano. Já na próxima semana, a possibilidade de chuvas no maior município da Bahia aumenta, pelo menos em regiões de grandes fazendas de plantações.
Também ontem, a cidade de Luís Eduardo Magalhães, na mesma região, enfrentou chuvas durante 20 minutos, o suficiente para causar vários prejuízos aos moradores. A chuva pouco depois das 17h, seguida de fortes ventos, derrubou muro e destelhou casas. Partes de uma cobertura metálica de um posto de combustível despencou, atingido diversos caminhões e outros veículos estacionados.
Ao mesmo tempo, no bairro Santa Cruz, testemunhas relataram que choveu granizo nas imediações da antiga estação rodoviária. Contudo, não há relatos de pessoas feridas, desabrigas ou desalojadas. (leia aqui)
A chuva de granizo acontece após dias consecutivos de altas temperaturas, exatamente como ocorreu na região Oeste nos últimos dias. Ao contrário do que muitos pensam, é normal uma tempestade vir com granizo e ventos fortes depois de um dia muito quente, segundo especialistas. Outra cidade que enfrentou problemas com temporal, foi Barra, na segunda quinzena de novembro. (veja aqui)