Francisco Serpa lança autobiografia em Formosa do Rio Preto neste sábado

Obra será apresentada no dia do aniversário do autor, figura histórica da advocacia e cultura local

Francisco Serpa lança autobiografia em Formosa do Rio Preto neste sábado
Francisco Serpa lança autobiografia em Formosa do Rio Preto neste sábado (26) - Foto: Portal do Cerrado

Neste sábado (26), Formosa do Rio Preto celebra um encontro entre literatura, memória e história viva: o lançamento do livro Antes que seja tarde, de Francisco Serpa. A data marca também seu aniversário de 88 anos, reforçando o caráter afetivo e simbólico da ocasião.

Publicado com prefácio de José Paes Landim, o livro mergulha nas lembranças de um tempo em que Formosa do Rio Preto se moldava com os barcos no Velho Chico, os “gaiolas”, e os personagens que construíram a identidade da cidade. Em um estilo fluente e sensível, Serpa oferece ao leitor uma narrativa que é tanto individual quanto coletiva. “Quão agradável é seu estilo de escrever”, destaca Landim, ao elogiar o domínio literário e a clareza com que o autor compartilha suas ideias

A obra vai além da autobiografia tradicional. Ela se entrelaça com crônicas e resgates históricos, retratando desde sua meninice até sua trajetória como advogado, promotor, desembargador e, por fim, como figura pública e cultural em sua cidade. Nascido em Santa Rita de Cássia, com passagens pelo Rio de Janeiro onde chegou adolescente, Antes que seja tarde é também um diário da Bahia profunda, de suas batalhas por terra, política e identidade

O texto de orelha é assinado por Marinélia Serpa, atual Secretária de Educação de Formosa e esposa do autor. Na contracapa, o escritor Eromar Bomfim, autor do premiado O Língua, sintetiza a obra como “mais do que uma autobiografia; uma reflexão profunda sobre identidade, memória e o impacto das raízes na formação do ser”.

LEIA TAMBÉM:

O lançamento do livro será também um reencontro com a própria história de Formosa, vista pelos olhos de um de seus filhos dedicados à literatura. Francisco Serpa, hoje presidente da Academia de Letras da cidade, continua atuando como advogado e defensor da cultura local. Em tempo, no evento, Chico Serpa se despedirá da advocacia.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários