Sete pessoas foram presas pelos agentes da PRF, em ação conjunta com Polícia Civil, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretária de Fazenda do Estado do Piauí, que realizaram operação com o objetivo de desativar garimpo clandestino de pedras preciosas no município de Gilbués/PI.
De acordo com a PRF, a operação surgiu após fiscalizações realizadas pela Semar, que constatou a presença de pessoas fazendo extração mineral nas margens do riacho Marmelada, localizado na Zona Rural de Gilbués.
As sete pessoas detidas, que não tiveram a identidade divulgada, foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil da região para prestarem esclarecimentos sobre as pedras encontradas, uma quantidade considerável de esmeralda. Todos também foram autuados pelo crime de extração ilegal.
“No momento da operação, eles estavam com esmeraldas, cristais de quartzo e ametista. Eles estavam garimpando para encontrar diamantes, mas no momento não tinha nenhum em poder deles”, completou Renato Nogueira.
Foi, ainda, realizado procedimentos administrativos de competência da SEMAR: multa ao responsável pelo garimpo (R$ 40mil) e embargo da área e apreensões de equipamentos/ferramentas.