Google anuncia PIX por aproximação para clientes de sua carteira digital

O Google anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento do PIX por aproximação para clientes da sua carteira digital GPay. A novidade permite que o cliente realize pagamentos apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão, sem a necessidade de QR Codes ou digitação de senhas no terminal. O evento de lançamento aconteceu na sede do Google, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

Como funciona o PIX por aproximação no GPay

De acordo com o G1, o novo método de pagamento segue o mesmo formato dos sistemas de aproximação já utilizados em cartões de crédito e débito.

Abaixo, veja como funciona cada etapa:

  1. O cliente avisa ao lojista que deseja pagar por meio do PIX por aproximação.
  2. O lojista seleciona a opção de pagamento via PIX na maquininha.
  3. O cliente ativa a função em seu celular com reconhecimento facial ou senha.
  4. Por fim, o cliente aproxima o celular da maquininha, confere o valor e confirma a transação.

A modalidade promete maior praticidade e segurança, e está disponível para clientes de bancos que permitem a vinculação de suas contas ao GPay.

Antecipação

Embora a previsão inicial fosse de que o PIX por aproximação estivesse disponível nacionalmente a partir de fevereiro de 2025, alguns bancos já conseguiram liberar o serviço antes. Também nesta segunda-feira, o Itaú Unibanco anunciou que as maquininhas da rede irão aceitar pagamentos por PIX por aproximação, sendo necessário apenas que o lojista tenha equipamentos compatíveis.

Outras funções do PIX

Além do PIX por aproximação, o Banco Central lançou recentemente o PIX Recorrente. O recurso permite que o usuário agende pagamentos recorrentes, como mensalidades ou pagamentos, de forma automática. A quantia é debitada na data definida e depositada na conta do recebedor. Assim, com novas funcionalidades, o PIX se torna cada vez mais completo, integrando soluções que facilitam o dia a dia de usuários e comerciantes.

Para garantir a segurança das transações, o Google Pay exige autenticação facial ou por senha, o que ajuda a prevenir fraudes. A princípio, a expectativa é que, com o avanço do PIX por aproximação, seja cada vez mais previsto em estabelecimento.

Leia mais em Portal do Cerrado

Comentários (0)
Adicionar Comentário