Governador exonera superintendente da SSP-BA citado na Operação Faroeste

Rogério Magno comandava inteligência da SSP | Foto: Divulgação / PM-BA

Bahia Notícias |O governador Rui Costa exonerou Rogério Magno de Almeida Medeiros do comando da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O ato foi publicado na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial do Estado.

Para substituir Magno, o petista designou o subsecretário da pasta, Hélio Jorge Oliveira Paixão, que passa a responder pelos dois cargos. O agora ex-superintendente de Inteligência foi citado nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste, deflagradas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em 14 de dezembro, que culminaram no afastamento do ex-secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, do cargo.

De acordo com os investigadores, ligações telefônicas recebidas por Magno de acusados de envolvimento na venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) apontam que ele teria atuado, junto a Maurício, para vazar informações sigilosas sobre operações policiais que miravam o esquema. Magno, no entanto, não foi alvo das duas fases da Faroeste.

Em 2017, ele entrou na mira da Operação Vortigern pela mesma suspeita de vazar dados sigilosos sobre investigações envolvendo o TJ-BA. Na ocasião, entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) arquivou a sindicância que apurava o caso.

About Darlan Alves Lustosa 8325 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários