O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quarta-feira (23) mudanças na estrutura da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP). Para ocupar a vaga deixada por Maurício Barbosa, afastado do cargo na Operação Faroeste, foi nomeado o juiz federal Ricardo Cesar Mandarino Barretto.
Ricardo Mandarino é formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador. Ele foi delegado de Polícia em Salvador entre 1974 e 1978, e procurador da Fazenda da Bahia entre 1978 e 1991. Passou no concurso para juiz federal substituto da 5ª região em 1991, sendo promovido a juiz titular no ano seguinte. Como magistrado, atuou em uma vara de Aracaju (SE) e, posteriormente, em Recife (PE), até sua aposentadoria em 2011.
Como chefe da Polícia Civil, o governador Rui Costa escolheu a delegada Heloísa Campos Brito. Também delegado, Hélio Jorge será o subsecretário da pasta de Segurança Pública (SSP-BA).
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.