O Governo do Estado deu início a construção de uma escola de tempo integral em Formosa do Rio Preto, no extremo oeste do estado, onde serão investidos mais de 21 milhões de Reais do Governo da Bahia. A obra começou a ser desenhada ainda no governo de Termosires Dias, quando foi enviado à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei com permuta de 3 áreas pertencentes ao governo estadual com a antiga área onde funcionou o Colégio Rosita Teixeira.
Justamente por está sendo construída no local onde funcionou o tradicional colégio cenecista, a expectativa é que a nova escola receba o nome da educadora Rosita Teixeira. A atual gestão chegou a enviar um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores nomeando o novo empreendimento no estado como Complexo Educacional Benedito Araújo, além de fazer doação de uma piscina de uma escola municipal que já faz homenagem ao pai do atual prefeito. A obra iniciada na segunda gestão de Manoel Afonso, não foi concluída até hoje. Apesar de retirada do nome do também ex-prefeito Benedito Araújo, o projeto de doação da área da piscina não passou pela aprovação da maioria do edis.
Segundo uma fonte da Prefeitura, dois lotes particulares ao lado direito da área deverão ser desapropriados para erguer a estrutura da nova escola. Essa fonte inclusive insistiu que a piscina não concluída após dois governos municipais, com certeza fará parte do novo empreendimento.
A licitação do Governo da Bahia foi divulgada em agosto (veja aqui) e homologada no início de setembro de 2021 (e aqui) após processo licitatório da Conder – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. A expectativa é que a nova escola com 36 salas (segundo a Prefeitura), laboratório, biblioteca, teatro, campo society e contempla a requalificação do ginásio poliesportivo Expedito Guilherme, esteja pronta antes do final do ano de 2022. De acordo com o processo licitatório, a obra é orçada em R$ 21.558.186,16.
Tempo Integral – A construção de escolas de Educação em Tempo Integral também faz parte da política de expansão da oferta desta modalidade na rede estadual de ensino, por meio do Programa Baiano de Educação Integral Anísio Teixeira. A iniciativa tem o objetivo de elevar os níveis de aprendizagem, através da ampliação da jornada escolar dos estudante; e fortalecer o desenvolvimento humano e social dos estudantes, por meio de ações que propiciem a diversificação do universo de experiências educativas articuladas com as áreas do conhecimento; além de contribuir para a melhoria dos indicadores de qualidade das unidades escolares com tempo estendido.