Governo reconhece situação de emergência em município do Oeste da Bahia

Estão na lista outros municípios da Bahia e dos estados do Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

Coribe, Situação de Emergência, Bahia
Trecho da BR-135 - Foto: Governo Federal

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (17), a situação de emergência em 10 cidades do País afetadas pela estiagem. Na Bahia, estão na lista os municípios de Coribe, no Oeste da Bahia e Remanso, no Norte do estado. E ainda município dos estados do Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Saiba mais aqui.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

As cidades de Coribe e Remanso, na Bahia, e Campo Grande e Santa Maria, no Rio Grande do Norte, enfrentam a estiagem.

Já os municípios de Fonte Boa e Japurá, no Amazonas, e Faro, no Pará, foram afetados por inundações.

No Ceará, a cidade de Redenção foi castigada por fortes chuvas, enquanto Colinas, no Rio Grande do Sul, registrou afundamento do solo.

Por fim, Lassance, em Minas Gerais, registrou seca, que é uma falta de chuvas mais longa do que a estiagem.

No momento, o número de cidades com reconhecimento federal de situação de emergência devido a desastres em todo o Brasil é de 1.211.

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários