Com Bahia Notícias e SSP/BA
Pela primeira vez, uma tripulação composta por duas mulheres nas funções de piloto decolou em operação, desenvolvendo ação policial militar, em Lauro de Freitas, município de Região Metropolitana de Salvador. O momento foi comemorado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Segundo uma nota divulgada nas redes sociais, as duas oficialas ocuparam as funções de Comandante de Aeronave/Primeiro Piloto (Maj PM Maíra Galindo) e Comandante de Operações Aéreas/Segundo Piloto – 2P (Maj PM Danusa Andrade).
As majores, Maíra Galindo, comandante de Operações Aeréas, e Danusa Andrade a segundo piloto, realizaram o voo durante a “Operação Vetor Aéreo”, que visa intensificação do policiamento ostensivo, disse a nota da SSP.
A nova era em que as Guardiãs inserem o GRAER é marcante, pelo fato de tripulações femininas ainda serem inéditas em boa parte dos estados brasileiros.
Maíra e Danusa foram as primeiras a ingressarem na carreira de piloto da instituição, 2015 e 2017, respectivamente. No total, o Graer conta 19 mulheres, as demais distribuídas em diversas áreas da unidade.