Jovem tem dedo amputado após explosão em guerra de espadas na Bahia

Vítima foi socorrida por moradores e transferida para o HGE, em Salvador

guerra de espadas na Bahia, Cruz das Almas, bomba explode na mão de homem na Bahia
Homem fica ferido após artefato explodir na própria mão durante 'guerra de espadas' na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um jovem de 21 anos, identificado como Taylon Sousa, teve o polegar direito amputado após a explosão de um artefato durante uma guerra de espadas, na noite de domingo (22), em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. As informações são do g1, que confirmou o fato junto a Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (23).

Um vídeo que circula nas redes sociais, registrou o momento da explosão. Nas imagens, Taylon aparece com a espada artesanal nas mãos segundos antes da explosão. Em seguida, ele sair correndo desesperado após o acidente.

Ele foi socorrido por moradores e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas, devido à gravidade, foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Após atendimento médico, ele gravou um vídeo tranquilizando familiares e amigos. “Graças a Deus estou bem”, disse, com a mão enfaixada.

Veja vídeo aqui

Prática proibida desde 2017

A guerra de espadas é uma tradição polêmica no interior da Bahia, especialmente nas festas juninas. A prática consiste em acender artefatos feitos artesanalmente com bambu, pólvora e limalha de ferro, que são arremessados em “duelos” nas ruas. Apesar da tradição, a atividade é ilegal.

De acordo com o g1, desde 2017, a prática está proibida por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O Ministério Público Estadual reforçou a recomendação em 2018, alertando municípios como Senhor do Bonfim a não promoverem ou facilitarem os eventos.

O Corpo de Bombeiros alerta para o risco da produção artesanal, que ocorre muitas vezes em barracões improvisados, sem segurança. Fabricar, armazenar ou soltar as espadas é crime previsto no Estatuto do Desarmamento, com pena de até seis anos de prisão.

🚨 Cronologia da proibição

  • 2003 – Estatuto do Desarmamento instituído.
  • 2015 – Ministério Público começa a recomendar restrições.
  • 2017 – TJ-BA determina a proibição da prática.
  • 2018 – MP reforça proibição em municípios juninos.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9702 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários