Um homem de 56 anos morreu na madrugada desta sexta-feira (3), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Queimadinha, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que o caso é tratado como suspeita de intoxicação por metanol.
Segundo a Sesab, amostras serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com prazo de até sete dias para confirmar ou descartar a hipótese. O órgão reforçou que todas as unidades de saúde da rede pública e privada foram orientadas a monitorar sintomas compatíveis com intoxicação por metanol e a notificar imediatamente qualquer suspeita.
A investigação será conduzida pelas equipes de vigilância estadual e municipal, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O objetivo é reforçar o monitoramento e a rápida adoção de medidas preventivas.
Sintomas de intoxicação por metanol
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas podem surgir entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Entre os principais sinais estão:
- Dor abdominal;
- Alterações na visão;
- Confusão mental;
- Náusea.
Para os casos confirmados, o tratamento recomendado é o uso de etanol farmacêutico, considerado o antídoto para a intoxicação.
Situação no Brasil
Esse é o primeiro caso suspeito registrado na Bahia. Em todo o país, já foram notificadas 59 ocorrências de intoxicação por metanol. O Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) informou que:
- 39 casos ocorreram em São Paulo (10 confirmados e 29 em investigação);
- 4 estão sob investigação em Pernambuco;
- Em Brasília, o cantor Hungria foi internado na quinta-feira (2) após suspeita de ingestão de bebida adulterada.
Até o momento, foi confirmado um óbito em São Paulo, enquanto outros sete seguem em investigação (cinco em SP e dois em PE). Além disso, quatro casos suspeitos já foram descartados.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado