Uma idosa de 93 anos, foi levada de maca a uma agência bancária em Serra Preta na Bahia, para comprovação de que ela estava viva e assim liberado o cartão de benefício do INSS. A “prova de vida” da beneficiária Maria Marta de Jesus, revoltou o filho dela, Cláudio Luís Figueiredo Mascarenhas. Toda a cena foi gravada na terça-feira (23).
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Nas imagens, o homem leva a mãe, acamada em uma maca, para dentro da agência para que assim fosse liberado o benefício. Durante a situação, ele faz diversas reclamações e críticas pelo tratamento destinado a idosa. A um site de Feira de Santana, Cláudio declarou que precisou pedir uma ambulância para levar a mãe à agência bancária.
Conforme o Bahia Notícias, o caso ocorreu após o cartão do benefício ser direcionado para a agência bancária em vez de ficar nos Correios, o que facilitaria a entrega, recebida por ele. A idosa estava debilitada após sofrer fratura no fêmur. Ela também sofre com uma artrose. Em nota, o Bradesco declarou que o caso já foi solucionado e lamentou o ocorrido.
“O Bradesco lamenta o ocorrido e esclarece que segue as regras do INSS relativas à comprovação de prova de vida pelo beneficiário ou procurador/representante legal (cadastrado no INSS). O assunto foi solucionado com o cliente”, diz a nota.
Conforme o Governo Federal, a Prova de Vida é a comprovação de que ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é para evitar fraudes e pagamentos indevidos e ocorre periodicamente, podendo ser feito inclusive por reconhecimento facial, no caso do INSS.
O município de Serra Preta, tem pouco mais de 16 mil habitantes e fica a cerca de 170 km de Salvador, capital da Bahia.
Apesar de parecer cruel, o gerente estava certo. Em minha agência já chegaram a levar alguém morto, pra sacar aposentadoria.