Na última quarta-feira (15), Plácido Tavares da Câmara, de 87 anos e sofrendo de Alzheimer, adentrou uma densa mata no povoado de Barroquinha, em Cotegipe, no Oeste da Bahia, e ficou desaparecido por cerca de 24 horas. Sua família, preocupada, solicitou o apoio dos bombeiros, com sede na cidade vizinha de Barreiras, após frustrações nas buscas por conta própria.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
As equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militares não mediram esforços nas buscas. Mesmo com drones, a vegetação tornou as buscas aéreas desafiadoras. Determinados, os bombeiros e familiares e amigos do idoso, decidiram adentrar a mata em busca do idoso.
Após mais de 24 horas de angústia, por volta das 16h30 de quinta-feira (16), os bombeiros encontraram Plácido em uma grota, a cerca de 10 quilômetros de sua casa. Embora debilitado, estava lúcido.
Após receber os primeiros socorros, Plácido foi resgatado e transportado de volta para casa e entregue aos familiares sob os cuidados do SAMU.
A notícia do resgate se espalhou rapidamente, e a alegria tomou conta da família e amigos, que celebraram o retorno seguro do idoso.
Resgate de cão cego
Já nesta sexta-feira (17), mas em Luís Eduardo Magalhães, na mesma região da Bahia, os bombeiros resgataram um cão cego, que estava preso em um córrego da cidade.
Uma mulher foi pessoalmente à unidade dos bombeiros pedir ajuda para salvar o cachorro.
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram o animal, que, apesar de cego, não apresentava ferimentos. Após o resgate bem-sucedido, o cão foi entregue à solicitante, que se prontificou a cuidar dele.