
O projeto social de jiu-jitsu “Do Tatame para a Vida”, realizado em Formosa do Rio Preto, no Extremo-Oeste da Bahia, ganhou destaque em uma das principais publicaรงรตes do estado. A coluna Tempo Presente, do renomado jornal A Tarde, um dos maiores do Nordeste, dedicou um espaรงo especial na ediรงรฃo de terรงa-feira (13) para destacar a iniciativa.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O projeto, idealizado por Luciano Barreto, um soteropolitano com raรญzes na regiรฃo Pitombeira na Malhadinha, tem transformado vidas por meio do jiu-jitsu. Luciano, faixa preta na modalidade e ligado a Formosa do Rio Preto desde a infรขncia, escolheu a cidade para viver na fase adulta e para implementar seu sonho de ajudar a comunidade local.
Comandado por Luciano, o “Do Tatame para a Vida” tem colhido frutos expressivos. Alunos do projeto jรก conquistaram diversas medalhas em competiรงรตes regionais e atรฉ na capital, Salvador. As vitรณrias sรฃo um reflexo do compromisso e dedicaรงรฃo do professor e de seus alunos, que encontram no esporte uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e social.
Diz a publicaรงรฃo: “A milenar arte marcial do jiu-jitsu (nรฃo confundir com UFC e congรชneres) vem influenciando positivamente o comportamento de crianรงas e adolescentes no municรญpio de Formosa do Rio Preto, no oeste baiano. A formaรงรฃo de aprendizes da luta inventada no Japรฃo faz parte do projeto social Do Tatame para a Vida, em fase de ampliaรงรฃo de inscriรงรตes em disputas realizadas este ano, batendo as metas iniciais estabelecidas pela coordenaรงรฃo.
Os resultados tรชm animado as turmas de praticantes do jiu-jitsu, destacando-se o tรญtulo de campeรฃo por equipe na Copa Esparta, em Barreiras, e na Copa Formosa do Rio Preto, na sede do projeto.”