Foto aérea do Museu da Natureza, no Piauí || Créditos: Divulgação
A região que abriga a maior concentração de sítios pré-históricos do país, em São Raimundo Nonato, no Piauí, ganhou hoje (18) o Museu da Natureza e vai propor uma verdadeira imersão pela história natural do Planeta, desde o surgimento da vida até os dias atuais, abordando o protagonismo do clima na trajetória do ser humano e a influência do homem nas condições climáticas. O museu conta com tecnologia de ponta e interação que o colocam na categoria de “super museu.”
A ideia é proporcionar uma visão mais abrangente de como era a vida dos nossos ancestrais que viveram na região. Ao longo de 12 salas, o visitante vai percorrer áreas que mostram, por exemplo, o surgimento do sistema solar e a representação de acontecimentos que vão desde a formação e desenvolvimento da vida em nosso planeta até o período de existência dos dinossauros e outros animais da megafauna.
No fim do passeio, uma surpresa especial, com a projeção de um filme que conduz para uma jornada pela existência da Terra, acompanhado de texto narrado por Maria Bethânia, que faz refletir sobre nossa participação na manutenção da vida no planeta: “… A cada hora, nove mil pessoas se somam à população mundial e cerca de três espécies entram em extinção. (…) Somos os únicos capazes de transformar a criação em uma atividade. Temos criatividade. (…) A natureza está em trânsito. A estabilidade é uma ilusão. A vida insiste, resiste. Mas qual vida? Qual vida você quer criar?”
Sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara
O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979 como a primeira de uma série de medidas para evitar que a área continuasse vulnerável à exploração de caçadores e madeireiras. São 130 mil hectares (quase o tamanho de Teresina, a capital do Piauí), abrigando a maior concentração de sítios pré-históricos do país. São principalmente pinturas rupestres realizadas pelos povos que viveram na região há 100 mil anos. Desde 1991, ele integra a lista de patrimônios culturais mundiais da Unesco.
Do conjunto de 1.354 sítios arqueológicos cadastrados, 204 estão preparados para a visitação turística, sendo 17 deles
acessíveis para pessoas com dificuldades de locomoção. Em 2003, o parque foi premiado com a Declaração das Nações Unidas como Unidade de Conservação com melhor infraestrutura da América Latina.
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, instituiu o programa social Família Acolhedora.…
Seis pessoas morreram e 11 ficaram feridas após um grave acidente entre uma van e…
A BR-135 foi totalmente interditada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (03), na altura…
O secretário de Comunicação do Estado, Marcus Di Flora, lamentou a morte da jornalista Wanda…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (3), a terceira fase da Operação Overclean,…
A jornalista Wanda Chase morreu na madrugada desta quinta-feira (3) após complicações em uma cirurgia…
This website uses cookies.