Incêndio atinge área em Formosa do Rio Preto durante alerta vermelho de baixa umidade

Incêndio atinge área em Formosa do Rio Preto durante alerta de baixa umidade
Incêndio atinge área em Formosa do Rio Preto durante alerta de baixa umidade - Foto: Reprodução

Um incêndio em área de pastagem foi registrado na tarde desta quarta-feira (1º) entre os bairros Progresso e Projeto, em Formosa do Rio Preto. Um leitor do Portal do Cerrado enviou vídeos que mostram a intensidade das chamas, controladas após o acionamento da Defesa Civil.

As labaredas avançaram próximas a residências no bairro Progresso, em um dos acessos que liga à região do Projeto, deixando moradores em alerta.

Tempo seco e alerta vermelho do Inmet

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Formosa do Rio Preto e outros municípios do Oeste da Bahia estão sob alerta vermelho de baixa umidade, com índices previstos abaixo de 12%.

O cenário favorece a propagação de incêndios e preocupa as autoridades. A Defesa Civil reforça que a população deve suspender o uso de fogo para limpeza de terrenos e atividades agrícolas neste período.

Municípios em outros níveis de alerta

Além das 32 cidades em alerta vermelho, outros municípios do estado seguem em alerta laranja (perigo) e amarelo (perigo em potencial) devido à baixa umidade.

A previsão indica que a situação deve persistir nos próximos dias, o que exige atenção redobrada da população e autoridades.

Além dos riscos à saúde, quando se consideram os elementos ambientais isoladamente, a baixa umidade é um dos mais importantes fatores na propagação das queimadas nas épocas secas. Por isso, o Inema reforça a orientação de não utilizar fogo para limpeza de terrenos e áreas agrícolas neste período, já que a combinação de calor, secura e vegetação seca facilitam o alastramento das chamas.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários