Um incêndio em área de pastagem foi registrado na tarde desta quarta-feira (1º) entre os bairros Progresso e Projeto, em Formosa do Rio Preto. Um leitor do Portal do Cerrado enviou vídeos que mostram a intensidade das chamas, controladas após o acionamento da Defesa Civil.
As labaredas avançaram próximas a residências no bairro Progresso, em um dos acessos que liga à região do Projeto, deixando moradores em alerta.
Tempo seco e alerta vermelho do Inmet
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Formosa do Rio Preto e outros municípios do Oeste da Bahia estão sob alerta vermelho de baixa umidade, com índices previstos abaixo de 12%.
O cenário favorece a propagação de incêndios e preocupa as autoridades. A Defesa Civil reforça que a população deve suspender o uso de fogo para limpeza de terrenos e atividades agrícolas neste período.
Municípios em outros níveis de alerta
Além das 32 cidades em alerta vermelho, outros municípios do estado seguem em alerta laranja (perigo) e amarelo (perigo em potencial) devido à baixa umidade.
A previsão indica que a situação deve persistir nos próximos dias, o que exige atenção redobrada da população e autoridades.
Além dos riscos à saúde, quando se consideram os elementos ambientais isoladamente, a baixa umidade é um dos mais importantes fatores na propagação das queimadas nas épocas secas. Por isso, o Inema reforça a orientação de não utilizar fogo para limpeza de terrenos e áreas agrícolas neste período, já que a combinação de calor, secura e vegetação seca facilitam o alastramento das chamas.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado