
Um incêndio em uma das fazendas produtoras de grãos na região da Coaceral, em Formosa do Rio Preto, mobilizou funcionários, homens da brigada de incêndios do município e uma viatura do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (24). As chamas começaram ainda pela manhã e só foram controladas quase dez horas depois.
Brigadistas e funcionários atuaram juntos
O Portal do Cerrado apurou que o fogo ganhou força por volta das 10h, dificultando o trabalho das equipes. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram labaredas altas e a dimensão da área atingida.
Funcionários da fazenda atuaram diretamente no combate. Eles permaneceram a postos durante todo o tempo e conseguiram minimizar os danos. No entanto, a intensidade das chamas impediu a entrada em áreas de vegetação fechada, o que dificultou segurar o avanço do fogo.
Usando máquinas da própria fazenda, com apoio de equipamentos e veículos, evitou que o incêndio se alastrasse para outras áreas. A fazenda atingida possui grande quantidade de maquinário.
Defesa Civil monitora situação
O coordenador da Defesa Civil de Formosa do Rio Preto, Jader Carvalho, destacou a importância da resposta rápida das equipes:
“A atuação rápida dos funcionários da fazenda foi fundamental para evitar que o fogo tomasse proporções ainda maiores. Felizmente, não houve registro de feridos, mas a situação exigiu grande esforço das equipes por causa do vento e do calor. Seguimos monitorando a área para garantir que não haja reignição.”
De acordo com Carvalho, medidas como aceiros feitos com máquinas no próprio lote de plantio foram essenciais para controlar o avanço do fogo. Ele lembrou ainda que, nesta época do ano, toda a região Oeste da Bahia registra diversos incêndios devido ao tempo seco e à baixa umidade, condições típicas do período.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado