
Um incêndio no bairro do Comércio de Salvador, iniciado no fim da noite de quarta-feira (16), destrói pelo menos quatro prédios e já causou, segundo o portal Correio 24 horas, o desabamento do Edifício Lâmpada, onde o fogo começou. O incêndio segue ativo na manhã desta quinta-feira (17), mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros que ainda tentam controlar as chamas e evitar que o fogo alcance outras edificações.
A Polícia Militar isolou a área, enquanto a Transalvador (empresa de trânsito municipal) bloqueou as vias de acesso ao bairro. Os prédios atingidos estão localizados próximos à Avenida Estados Unidos, uma das mais movimentadas da capital baiana, no centro antigo da cidade.
Edifícios empresariais e estruturas desativadas
Dos quatro imóveis atingidos, dois funcionavam com salas empresariais, entre eles o Edifício Pernambuco, que abriga um restaurante no térreo e teve andares destruídos pelo fogo. Os outros dois prédios estavam desativados, mas, segundo moradores da região, eram frequentemente ocupados por pessoas em situação de rua.
A sede de uma faculdade particular, onde funcionam cursos presenciais e semipresenciais, também foi atingida e permanece fechada nesta quinta-feira (17). Contudo, ainda não há informações oficiais sobre feridos até o momento.
Defesa Civil relata início das chamas e colapso da estrutura
De acordo com o engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Antônio Figueiredo, as chamas começaram por volta da meia-noite no último andar do Edifício Lâmpada, que possui estrutura de madeira. “O fogo se espalhou por toda a estrutura. O prédio não resistiu e desabou. Em seguida, as chamas avançaram para o Edifício Pernambuco e outros dois imóveis ao fundo”, explicou ao Correio.
A Defesa Civil do município segue monitorando os riscos de desabamentos na área.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado