Indígena é encontrado morto no Maranhão

O corpo de um indígena guajajara foi encontrado neste sábado (28), com marcas de espancamento na cabeça em Amarante do Maranhão. Segundo o g1, a Polícia Militar recebeu uma ligação informando que havia um corpo de um homem morto em uma construção civil. Conforme o Conselho Indigenista Missionário, Valdemar Marciano Guajajara, morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, que faz fronteira com Amarante do Maranhão.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo. A Polícia Civil aguarda o laudo cadavérico para informar a causa da morte do indígena.

Em nota, o CIMI afirma que essa é uma das séries de violências contra os indígenas Guajajara que vem acontecendo desde o ano passado.

“O CIMI Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, diz o comunicado.

Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA).

Conforme o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara tinha marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.

brasil
Comentários (0)
Adicionar Comentário