Indígena é encontrado morto no Maranhão

Vítima foi identificada como Valdemar Marciano Guajajara, encontrado morto na manhã deste sábado (28) na cidade de Amarante do Maranhão.

alt=corpo de indígena coberto com pano em Amarante do Maranhão.
Indígena é encontrado morto em Amarante do Maranhão — Foto: Divulgação/Redes Sociais via g1

O corpo de um indígena guajajara foi encontrado neste sábado (28), com marcas de espancamento na cabeça em Amarante do Maranhão. Segundo o g1, a Polícia Militar recebeu uma ligação informando que havia um corpo de um homem morto em uma construção civil. Conforme o Conselho Indigenista Missionário, Valdemar Marciano Guajajara, morava na aldeia Nova Viana, na Terra Indígena Arariboia, que faz fronteira com Amarante do Maranhão.

Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo. A Polícia Civil aguarda o laudo cadavérico para informar a causa da morte do indígena.

Em nota, o CIMI afirma que essa é uma das séries de violências contra os indígenas Guajajara que vem acontecendo desde o ano passado.

“O CIMI Regional do Maranhão cobra uma resposta das autoridades em relação à escalada de violência contra os indígenas Guajajara, que só cresce desde setembro de 2022. Até o momento já são seis casos de ataques violentos na região”, diz o comunicado.

Na quarta-feira (25), outro indígena foi encontrado morto próximo à Terra Indígena Cana Brava, na Aldeia Jurema, localizada próxima ao município de Grajaú (MA).

Conforme o Cimi, o corpo de José Inácio Guajajara tinha marcas de violência, mas de acordo com o Instituto Médico Legal de Imperatriz (MA), a morte decorreu de causas naturais.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7981 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários