O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou o alerta laranja de perigo para chuvas intensas em quase toda a Bahia, até a próxima sexta-feira (26). Mas com possibilidade ampliação até o final de semana (veja abaixo). Agora, além das outras regiões, o instituto incluiu parte região norte do estado.
Cidades da região Oeste da Bahia, já enfrentam chuva desde o último domingo (21), mas sem causar transtornos a moradores. Contudo, a pista molhada nas principais rodovias federais que cortam a região, tem sido apontada como a causa para acidentes, inclusive com mortes.
No sul do estado, as chuvas alagaram ruas e invadiu uma ala da Unidade de Pronto Atendimento de Ilhéus, na terça-feira (23).
Para o Inmet, há a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, entre 60-100 km/h. O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – símbolo verde na figura abaixo – se configurou na noite de terça-feira (23), como mostra a carta sinótica (representação gráfica do campo de pressão atmosférica).
Esse é o segundo evento de ZCAS deste período chuvoso. O processo de formação desse sistema provocou chuvas volumosas em áreas do centro-norte do Brasil.
A previsão indica a persistência da ZCAS até, pelo menos, o próximo fim de semana, o que vai manter a condição para chuvas volumosas.
Veja aqui a lista de cidades com riscos potenciais
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.