Inmet amplia alerta de perigo de chuvas intensas até a sexta-feira

Ontem, o instituto havia alertado para chuvas em 366 municípios da Bahia até esta quarta-feira (24).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ampliou o alerta laranja de perigo para chuvas intensas em quase toda a Bahia, até a próxima sexta-feira (26). Mas com possibilidade ampliação até o final de semana (veja abaixo). Agora, além das outras regiões, o instituto incluiu parte região norte do estado.

Cidades da região Oeste da Bahia, já enfrentam chuva desde o último domingo (21), mas sem causar transtornos a moradores. Contudo, a pista molhada nas principais rodovias federais que cortam a região, tem sido apontada como a causa para acidentes, inclusive com mortes.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

No sul do estado, as chuvas alagaram ruas e invadiu uma ala da Unidade de Pronto Atendimento de Ilhéus, na terça-feira (23).

Para o Inmet, há a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, entre 60-100 km/h. O instituto alerta para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – símbolo verde na figura abaixo – se configurou na noite de terça-feira (23), como mostra a carta sinótica (representação gráfica do campo de pressão atmosférica).

Bahia, Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, perigo de chuvas intensas
Perigo de chuvas intensas – Reprodução: Inmet

Esse é o segundo evento de ZCAS deste período chuvoso. O processo de formação desse sistema provocou chuvas volumosas em áreas do centro-norte do Brasil.

A previsão indica a persistência da ZCAS até, pelo menos, o próximo fim de semana, o que vai manter a condição para chuvas volumosas.

Veja aqui a lista de cidades com riscos potenciais

Sobre Redação 5966 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários