Partes da Bahia devem enfrentar temporais, pelos atรฉ a segunda-feira (26) de acordo com previsรฃo do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Chuva com maior intensidade deve atingir toda a regiรฃo leste, com maior perigo para o sul da Bahia. Mais de 90% das cidades do estado estรฃo sob alerta laranja, com possibilidade real de perigo.
O Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais), considera alta a probabilidade de deslizamento de terra no extremo sul da Bahia, devido ร previsรฃo de elevados do acumulado de chuvas, que comeรงaram na sexta (22). A princรญpio, as pancadas de alta intensidade, devem ocorrer pelo menos neste sรกbado (23). O รณrgรฃo monitora diariamente as condiรงรตes do tempo, com publicaรงรฃo de alerta. Veja lista de cidades.
Alรฉm do leste do estado, chuvas intensas tambรฉm nos municรญpios do Oeste da Bahia, com atรฉ 100mm/dia e ventos que podem atingir velocidade de 100 km/h. Somente uma pequena faixa do norte, deve ter chuvas amenas, ainda que esteja sob alerta amarelo.
Para minimizar os risco, o Inmet recomenda nรฃo se abrigar sob รกrvores, considerando o risco de queda de galhos e raios. Evite estacionar prรณximo a placas de propagandas e torres de transmissรฃo. Se possรญvel desligue os eletrodomรฉsticos das tomadas.
Outros estados tambรฉm tem alerta amarelo e laranja para chuvas intensas, que vรฃo desde a regiรฃo norte do paรญs, atรฉ a regiรฃo Sudeste.
Leia mais em Portal do Cerrado