
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta de baixa umidade para cidades do Oeste da Bahia nesta sexta-feira (3). Os avisos, que variam entre os graus de perigo potencial, perigo e grande perigo, afetam municípios como Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Cocos, Correntina e São Desidério.
Alerta laranja em municípios do Oeste
O alerta laranja, classificado como perigo, vale das 13h às 19h. A previsão indica umidade relativa do ar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as cidades afetadas estão, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, entre outras.
Alerta amarelo em parte da região
Outro aviso, de perigo potencial, foi emitido para o período entre 12h e 20h. Nesse caso, a umidade pode variar entre 30% e 20%, oferecendo baixo risco à saúde e incêndios.
Alerta vermelho em Cocos, Correntina e São Desidério
Já para os municípios de Cocos, Jaborandi, Coribe, Correntina, Feira da Mata e áreas de São Desidério, o Inmet publicou alerta vermelho, considerado de grande perigo. O aviso vale entre 14h e 18h, com umidade relativa abaixo de 12%. Nessa condição, os riscos são elevados para doenças pulmonares, dores de cabeça, complicações respiratórias e incêndios de grande proporção.
Recomendações à população
O Inmet recomenda que a população:
- Beba bastante água.
- Evite atividades físicas intensas em horários mais secos.
- Use umidificadores ou toalhas molhadas nos ambientes.
- Redobre os cuidados com idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
- Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Os avisos completos podem ser acompanhados no portal do Inmet
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
.