
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de baixa umidade relativa do ar para cidades do oeste da Bahia nesta terça-feira (9). O aviso, classificado como o mais intenso entre os três níveis (amarelo, laranja e vermelho), está em vigor das 12h30 às 18h e atinge Formosa do Rio Preto, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves.
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 12%, índice considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde. A condição representa grande perigo para a saúde e para o meio ambiente, com risco elevado de incêndios florestais, além de causar problemas respiratórios, dores de cabeça e irritações nos olhos.
Recomendações do Inmet para enfrentar o tempo seco
- Beber bastante líquido ao longo do dia;
- Evitar atividades físicas ao ar livre durante o período crítico;
- Reduzir a exposição ao sol, especialmente nas horas mais quentes;
- Utilizar hidratante para a pele e manter ambientes umidificados;
- Evitar bebidas diuréticas como café e álcool;
- Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Alerta laranja também atinge outros municípios
Além do alerta vermelho, o Inmet emitiu alerta laranja, de nível intermediário, para 64 municípios da Bahia, incluindo Angical, Baianópolis e Santa Rita de Cássia. O tipo de alerta indica perigo e reforça a necessidade de atenção da população diante do clima quente e seco, comum nesta época do ano, mas que tem aumentado os casos de incêndios florestais no oeste da Bahia. (veja lista de cidades no site do Inmet)
Já o alerta amarelo atinge 118 municípios do estado, com destaque para a região central, parte da região Norte, assim como municípios na divisa com Minas Gerais. Ainda de acordo com o instituto, o alerta segue válido até as 23h59.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado