Em um novo alerta laranja, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém a previsão de perigo com chuvas intensas para a Bahia, a princípio até esta segunda-feira (29). O estado já vive sob chuvas intensas há mais de uma semana, com registro de duas mortes.
Para o Inmet, a chuva pode variar entre entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Na região oeste do estado, a água da chuva invadiu casas e transformou ruas em rios em Wanderley e Muquém do São Francisco. Mais de 500 pessoas estão desalojadas. Até este domingo (28) parte do município de Muquém do São Francisco, continuava sem energia elétrica, informou a prefeita Mara Rios, ao Portal do Cerrado.
Em Ibotirama, onde o governador Jerônimo Rodrigues cumpria agenda de inaugurações, por conta das fortes chuvas uma feira de saúde teve seu calendário esticado até este domingo. Ainda assim, Rodrigues manteve outras agendas com o ministro Rui Costa e o Senador Jaques Wagner.
Por outro lado, o abastecimento de água potável está suspenso nas duas cidades, inclusive no distrito de Javi que fica às margens da BR-242. A Embasa disse que vai trabalhar para reaver o abastecimento, assim que as águas baixarem.
Cidades que registraram calor extremo no final do ano passado, com temperaturas acima de 40° C como em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Formosa do Rio Preto, registram entre 26 e 28° neste domingo, com tendência de queda.