Inmet tem alerta de baixa umidade para 5 cidades do Oeste da Bahia

Baixa umidade 4 cidades, Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Oeste da Bahia, Baixa Umidade
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de baixa umidade para 4 cidades do Oeste da Bahia, com um grau de severidade classificado como “Perigo”. O aviso entrou em vigor às 13h desta terça-feira (8) e permanecerá até as 17h. O alerta se aplica especialmente às cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e São Desidério.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Segundo o INMET, a umidade relativa do ar nessas cidades variará entre 20% e 12%. A condição representa riscos significativos à saúde, incluindo o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Além disso, a baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais, especialmente durante a estação seca.

Recomendações para a População

A princípio, para minimizar os efeitos adversos da baixa umidade, o INMET faz as seguintes recomendações:

  • Beba bastante líquido: Manter-se hidratado para evitar problemas de saúde relacionados à baixa umidade.
  • Evite atividades físicas: Exercícios ao ar livre não são recomendados durante as horas de menor umidade.
  • Evite a exposição ao sol: Especialmente nas horas mais quentes do dia, que geralmente são entre 10h e 16h.
  • Use hidratante: Aplicar hidratante na pele pode ajudar a evitar o ressecamento. Além disso, o Inmet aconselha umidificar o ambiente com umidificadores ou até mesmo toalhas molhadas.

Para mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Outras cidades da Bahia tem alerta amarelo, com menor grau de severidade, de acordo com o instituto.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários