O governador Jerônimo Rodrigues visitou neste domingo (19) as áreas alagadas de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, após as fortes chuvas que elevaram o nível do Rio São Francisco. Ele percorreu os locais afetados e anunciou ações emergenciais para mitigar os danos e apoiar as famílias desalojadas.
Jerônimo sobrevoou as Ilhas da Canabrava e da Mariquinha e caminhou pelo bairro Beira Rio, um dos mais atingidos. Acompanhado do prefeito Eures Ribeiro, da secretária da Saúde Roberta Santana e do superintendente de Defesa Civil Héber Santana, ele garantiu que o Estado seguirá prestando suporte à população.
>>>Clique e siga o Portal do Cerrado no WhatsApp
“Desde que o prefeito alertou sobre os riscos, nos unimos para ajudar. Hoje, vim reafirmar o compromisso do governo com as famílias afetadas”, disse o governador.
A situação aqui não é boa, muita chuva. Foi muito importante o governador vim porque a inundação no bairro Beira Rio é um caso de saúde pública. Além da água de chuva, tem água de esgoto, que pode provocar doenças. É uma coisa muito triste, é preocupante”, destacou o prefeito Eures Ribeiro.
“Vim aqui entregar minhas mãos e a força do Estado para continuarmos juntos. Desde que [o prefeito] Eures anunciou que já estava tendo riscos de inundações, de desabrigados e desalojados, a gente se juntou a ele e segurou firme. Eu tinha que vir aqui para dar um abraço de solidariedade às famílias que hoje padecem, sofrem”, se solidarizou o governador.
No Centro de Educação Infantil Eufrosina Borges Dourado, onde 20 famílias desalojadas estão abrigadas, Jerônimo reforçou a necessidade de ações rápidas para restabelecer a normalidade.
Governo entrega itens essenciais e reforça saúde
Foram entregues 458 cobertores, 378 colchões de solteiro, 40 colchões de casal, produtos de higiene pessoal e 1.000 unidades de água mineral. Além disso, a Secretaria da Saúde (Sesab) destinou duas ambulâncias, equipamentos e medicamentos, totalizando R$ 2 milhões em investimentos.
O superintendente de Defesa Civil destacou que as medidas incluem drenagem da água e assistência médica. “Nosso foco é garantir infraestrutura emergencial e apoio humanitário imediato”, afirmou Héber Santana.
Leia mais em Portal do Cerrado