

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), após uma crítica do senador Ciro Nogueira (PP-PI) nas redes sociais. A polêmica começou após o parlamentar atacar a atuação do governo Lula diante da nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Ministro Rui Costa, sua função agora é tirar o Brasil da encrenca em que o radicalismo da diplomacia do PT enfiou o país e não ficar batendo boca com o governador de São Paulo. Vai trabalhar!
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 10, 2025
Segundo Jerônimo, a direita tenta manipular o debate público. “A direita radical quer desviar as atenções do seu apoio às agressões do presidente estadunidense contra o Brasil e Lula. O deputado Ciro Nogueira, por exemplo, quer criar uma cortina de fumaça no caso e ataca o ministro Rui Costa”, escreveu o governador baiano em suas redes sociais.
A direita radical quer desviar as atenções do seu apoio às agressões do presidente estadunidense contra o Brasil e Lula. O senador Ciro Nogueira, por exemplo, quer criar uma cortina de fumaça no caso e ataca o ministro Rui Costa. A Bahia não se curva às pressões, nem às traições.…
— Jerônimo Rodrigues (@Jeronimoba13) July 13, 2025
Rui Costa acusa Ciro de defender interesses dos EUA
A troca de acusações se intensificou quando Ciro Nogueira afirmou que Rui deveria “parar de bater boca” com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e focar em resolver a crise diplomática. “Sua função agora é tirar o Brasil da encrenca em que o radicalismo da diplomacia do PT enfiou o país”, escreveu o senador.
Rui respondeu acusando o parlamentar de se alinhar a interesses externos. “É inacreditável que eleitos pelo povo defendam agressões tarifárias contra o Brasil; isso chama-se traição”, disse o ministro. Ele também destacou sua atuação na reconstrução do país após o governo anterior. “O país voltou a ser respeitado internacionalmente”, afirmou.
Neste domingo, o senador piauiense publicou uma ironia, pedindo desculpas se mandou o ministro Rui Costa trabalhar. “Sei que isso é muito ofensivo para ele e para o senhor”, disparou.
Governador @Jeronimoba13, peço desculpas se mandei o ministro Rui Costa trabalhar. Sei que isso é muito ofensivo para ele e para o senhor. Mas não é nada pessoal. Por mais que vocês não gostem, foram eleitos e nomeados para isso. Então, vai trabalhar governador! pic.twitter.com/jWP3c1Jmg3
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) July 13, 2025
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado