Jovem sofre choque séptico após ser picado por aranha-violino

aranha-violinista, Itália, Apúlia
Foto: Wikimedia Commons

Um jovem de 23 anos sofreu choque séptico e falência geral dos órgãos após ser picado por uma aranha-violino. O homem morreu no sábado (17), no hospital de Bari, na região de Apúlia, no sul da Itália e o caso ganhou repercussão nesta segunda. Entretanto, ele recebeu a picada há mais de um mês, enquanto trabalhava em uma plantação. Desde então, estava internado na unidade médica.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O jovem, chamado Giuseppe Russo, não foi o único a sofrer este tipo de incidente nos últimos meses na Itália. A agência de notícias AFP destaca, em reportagem publicada pelo jornal O Globo, que, em julho deste ano, um policial chamado Franco Aiello morreu, também picado por outra aranha da mesma espécie.

De acordo com a AFP, a aranha-violino (Loxosceles reclusa) encontrada em países mediterrâneos, na Ásia e na América do Norte, recebeu o nome, devido a uma mancha em seu corpo que lembra o formato de um violino.

Ainda segundo a agência de notícias internacional, este tipo de aranha gosta de terrenos áridos e fendas, frequentemente encontrada em jardins de áreas residenciais.

Existe aranha-violino no Brasil?

No Brasil, o gênero da aranha-violino está entre as três espécies em importância classificado pelo Ministério da Saúde, chamadas de aranha-marrom, aranha-violino ou aranha-violinista.

No país, os acidentes com as Loxosceles ocorrem frequentemente entre os meses de outubro a março. Sendo que, a região com maior número de registros é a Sul, cerca de 80% do total.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8329 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários