Júnior Marabá prevê reeleição de Jerônimo e cogita saída do PP

Eleito na oposição, prefeito de Luís Eduardo Magalhães avalia cenário político e questiona pesquisas de desaprovação do governador

Júnior Marabá de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, prevê reeleição de Jerônimo Rodrigues (PT) e cogita saída do PP
Júnior Marambá estreitou laços com o governo da Bahia - Foto: Reprodução

Júnior Marabá (PP), prefeito de Luís Eduardo Magalhães, declarou que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tem grandes chances de reeleição em 2026. Segundo ele, a ausência de um candidato de oposição forte no interior e a habilidade do petista em dialogar com lideranças municipais favorecem sua recondução ao cargo.

Vale lembrar que Marabá foi reeleito com 83,52% nas eleições de outubro do ano passado em uma das cidades com maior apelo ao bolsonarismo, e oposição no estado governado pelo Partido dos Trabalhadores. Na cidade do agro, Bolsonaro influenciou diretamente a primeira eleição de Marabá em 2020, enquanto Marabá endossou todo seu apoio a ACM Neto na última eleição para governador.

Durante a participação no PolíticaPod, podcast do site Política Livre, na segunda-feira (24), Marabá destacou que Jerônimo tem conquistado apoio por meio da presença nos municípios e do respaldo oferecido às lideranças políticas locais.

“Nós temos hoje um governador que agrega muito, o Jerônimo agrega muito as lideranças, (está) presente nos municípios, tem uma equipe política que dá atenção para o representante político dos municípios, das comunidades, então isso acaba entregando a ele um respaldo muito grande para o processo do ano que vem”,

disse Marabá durante participação no PolíticaPod,

“As pesquisas, quando são analisadas, entregam durante o processo eleitoral um resultado diferente por conta dos interiores. Eu vejo que nós não temos, de fato, um candidato de oposição liderando os municípios, liderando os interiores, e que participou do processo de 24. Nós não tivemos esse personagem fazendo isso. Então, automaticamente, o campo fica aberto para uma recondução do atual governador”,

afirmou.

Pesquisa

A fala de Marabá contraria, a princípio, os números da Pesquisa Paraná, divulgada no mesmo dia, que indica 48,7% de desaprovação à gestão do governador e uma vantagem de ACM Neto (União Brasil) sobre Jerônimo Rodrigues em uma simulação eleitoral – 52% contra 27,4% das intenções de voto.

Também vale lembrar que em 2022, boa parte das pesquisas iniciais no primeiro turno apontavam ACM Neto com ampla margem de vantagem em cima de Jerônimo Rodrigues. A campanha do petista, no entanto, ganhou fôlego do meio para a reta final e o ex-secretário de educação saiu vitorioso no dia 2 de outubro. Dos 415 municípios baianos, Jerônimo saiu vitorioso em 352, conquistando 49,45% dos votos contra 40,80% de ACM Neto. Outras 65 deram vitória a Neto.

Naquele ano para o cargo de governador, ACM Neto recebeu 41,62% dos votos (21.266 votos) entre os eleitores de Luís Eduardo Magalhães. O segundo colocado nesse cenário saiu João Roma, com 33,19% (16.957 votos), enquanto Jerônimo, obteve a terceira colocação com 12.717 votos (24,89%).

Além da análise política, Júnior Marabá cogitou deixar o PP caso uma possível federação com a União Brasil, hoje sob o controle de ACM Neto. O prefeito, que apoiou Neto em 2022, disse não concordar com essa configuração e indicou que pode buscar outro partido.

Com Caso de Política do jornalista Luís Carlos Nunes.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9078 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários