Lançada nova etapa de projeto de combate ao racismo institucional pelo Governo da Bahia

Governo do Estado lança nova etapa do projeto de combate ao racismo institucional Foto: Elói Corrêa/GOVBA

A terceira etapa do projeto ‘Combate ao Racismo Institucional’ foi lançada nesta quinta-feira (5), no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A ação tem como meta formar 600 gestores públicos de diversos segmentos e prevê a realização de oficinas territoriais, além de quatro cursos específicos e um seminário com o tema ‘Promoção da Igualdade Racial, Economia Solidária e o Desenvolvimento de Redes Solidárias’.

Desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto abrange 16 territórios de identidade baianos. “Queremos preparar aqueles que representam o Estado e implementam as políticas públicas, com uma visão de igualdade social e combate ao racismo. O objetivo é revolucionar e modificar a mente das pessoas sobre a importância da igualdade de oportunidades para todos e ajudar a reparar o histórico de discriminação que, infelizmente, está impregnado na estrutura brasileira”, explica o secretário da Setre, Devidson Malhães.

A iniciativa tem parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A titular da pasta, Fabya Reis, destaca que a formação é fundamental para a implementação de políticas públicas racialmente equitativas, com recorte no trabalho e renda.

“O racismo institucional resulta na negação do acesso a oportunidades de trabalho, e esse projeto ataca diretamente a raiz do problema, com a possibilidade a criação de mais oportunidades para a população negra e para povos e comunidades tradicionais”.

Sobre Darlan Alves Lustosa 8330 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários