

A Associação de Criadores de Formosa do Rio Preto (Acrifor) avançou nos preparativos para o primeiro leilão de ovinos Dorper e Santa Inês, ovelhas de alto padrão, com características próprias, durante a AgroFormosa 2025. O encontro preparativo ocorreu no Sindicato dos Produtores Rurais. A reunião contou com a presença de criadores locais, parceiros comerciais e representantes da ovinocultura do Sul do Piauí.
Foram debatidos pontos cruciais sobre o evento, que ocorrerá durante a terceira edição da feira em Formosa do Rio Preto. De acordo com o presidente do sindicato, o produtor Hélio Justo, a ideia é fortalecer a cadeia produtiva, valorizar a genética regional e abrir novas rotas comerciais.
A princípio, o leilão representa um marco para o setor, pois nunca antes o município havia sediado um evento desse porte voltado à ovinocultura. Agora, os participantes enxergam a iniciativa como uma janela de oportunidades para impulsionar o mercado, ampliar o rebanho de qualidade e atrair investimentos para a região.
Segundo o presidente da Acrifor, Sabino Gomes Filho, a proposta é transformar Formosa do Rio Preto em uma referência também na criação de ovinos. “Já somos destaque em outras cadeias produtivas. Agora, com apoio técnico e comercial, podemos levar a ovinocultura ao patamar que ela merece”, afirmou.
Programação da AgroFormosa inclui inovação, negócios e tradição
Além do leilão, a AgroFormosa 2025 chega com o tema “Força do Agro, Riqueza do Brasil”, ressaltando a importância estratégica do Matopiba no cenário nacional. O evento vai reunir expositores de todo o país, palestrantes renomados, vitrines tecnológicas, exposição de máquinas agrícolas.
Durante os quatro dias, produtores, técnicos, investidores e o público em geral terão acesso a soluções inovadoras e oportunidades de negócios em um ambiente preparado para fomentar o desenvolvimento regional.
Por outro lado, a inclusão do leilão de ovinos na programação fortalece ainda mais o propósito da AgroFormosa. Integrar diferentes cadeias produtivas e destacar o potencial do Oeste da Bahia e seus vizinhos.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado