Professores da rede municipal de Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste, decidiram pelo fim da greve nesta segunda-feira (15). Conforme a TV Oeste, a categoria deve voltar à sala de aula na terça-feira (23). Os docentes, que ficaram 13 dias paralisados, resolveram voltar às atividades após terem reivindicações atendidas, como contratação de vigilantes e professores de educação física; início das reformas em algumas escolas; manutenção dos prédios e dos aparelhos de ar condicionado; e redução da hora aula para 55 minutos.
Os professores começaram a greve no dia 2 de abril. Um dia antes circulou um áudio da secretária de educação municipal, Rosilene Sertão, em que ela determinava a abertura das escolas sob pena de demissão. No dia 8 de abril, os estudantes da rede municipal, que ficaram a favor dos docentes, cobraram agilidade nas negociações entre a prefeitura e o sindicato dos docentes.
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.