
Lula anunciou nesta terça-feira (26), o novo slogan do governo federal, durante reunião ministerial no Palácio do Planalto. O presidente definiu a frase “Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro” como a nova marca de sua gestão.
Novo slogan substitui identidade usada desde 2022
O conceito foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), chefiada por Sidônio Palmeira. Lula orientou que ministros não utilizem mais a identificação “Governo Federal” em campanhas, mas sim “Governo do Brasil”.

Até agora, o slogan em uso era “Governo Federal, união e reconstrução”, criado logo após as eleições de 2022. Segundo apuração do g1, peças publicitárias com a nova identidade visual já devem começar a circular nas próximas semanas.
Contexto internacional e medidas de Trump
A princípio, aponta o g1, a mudança acontece em meio às tensões diplomáticas com os Estados Unidos. Nas últimas semanas, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou sobretaxas de 50% sobre produtos brasileiros e justificou a medida alegando desequilíbrio comercial.
Trump também mencionou o processo penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como perseguição judicial. Como consequência, Washington cancelou vistos de autoridades brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, e aplicou contra ele a Lei Magnitsky, usada para punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos.
Estratégia do governo Lula
Diante do cenário, integrantes do governo avaliaram as medidas como ameaças à soberania nacional. O novo slogan surge como parte de uma estratégia de comunicação para reforçar a imagem de defesa do Brasil, da justiça social e do compromisso com os cidadãos.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado