
Milhares de baianos se reuniram neste domingo (21), em uma grande manifestação em Salvador, para protestar contra a PEC da Blindagem e contra o projeto que prevê anistia aos condenados do 8 de Janeiro.
A manifestação na capital baiana começou às 10h40, após concentração às 9h, em frente ao Cristo da Barra. Artistas como Daniela Mercury, Wagner Moura, Nanda Costa e Lan Lanh se uniram aos manifestantes em cima de um trio elétrico.
Durante o ato, Daniela Mercury afirmou:
“Estamos juntos lutando pela democracia brasileira, contra anistia, que já foi julgada pelo Supremo, respeitando o Estado Democrático de Direito. Não aceitamos que seja ressuscitada a qualquer custo.”
Críticas à PEC e ao PL da Anistia
Os participantes chamaram a proposta aprovada pela Câmara de PEC da Bandidagem, por blindar parlamentares contra processos no STF. O texto segue para análise do Senado e deve enfrentar resistências.
Além disso, cartazes e gritos de ordem marcaram a rejeição ao PL da Anistia, que pode perdoar condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. A Câmara aprovou urgência para acelerar a votação.
No ato em Salvador e em outras cidades do país, manifestantes também fizeram críticas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Manifestação ocorreu em todas as capitais
Convocados pelas redes sociais, as manifestações deste domingo, ocorreram em todas as capitais do país, conforme aponta o g1. Atos também aconteceram em outras cidades menores, como as do Triângulo Mineiro e em Juiz de Fora.
Ainda de acordo com o g1, mais de 42 mil pessoas tomaram a Avenida Paulista, segundo levantamento da USP.
Os participantes gritam palavras de ordem contra a anistia e carregavam placas e cartazes. Eles também estendem uma bandeira gigante do Brasil, em contraponto com o bandeirão dos Estados Unidos exibido por bolsonaristas no mesmo local, durante o ato do 7 de setembro.
Já no Rio de Janeiro, mais de 41 mil pessoas ocuparam Copacabana. Considerando a margem de erro do cálculo feito pelo Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, estimativa vai de 36,8 mil a 46,8 mil pessoas.
Em Brasília, os manifestantes de reuniram em frente ao Museu Nacional da República, na região central da capital. Na capital federal, o cantor paraibano Chico César fez uma apresentação musical, enquanto no Rio, Chico Buarque e Caetano Veloso cantaram em um trio elétrico.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado