

O escritor Marcelo Rubens Paiva foi alvo de agressões durante uma homenagem no bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, um dos mais tradicionais do Carnaval de Rua de São Paulo. O incidente ocorreu na tarde deste domingo (23), no centro da capital paulista, momentos antes do início do desfile.
Paiva entrou no evento usando uma máscara da atriz Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda Estou Aqui, inspirado em seu livro homônimo e indicado a três estatuetas no Oscar. Enquanto cumprimentava o público, uma lata de cerveja foi arremessada contra ele. Logo depois, um homem lançou uma mochila, atingindo seu rosto. Em meio à confusão, outro indivíduo fez um gesto obsceno em direção ao escritor, que reagiu aproximando sua cadeira de rodas das grades.
Vídeos publicados pelos principais portais de notícias, mostram momentos após a agressão.
Quando um "cidadão de bem" descobriu que Marcelo Rubens Paiva, autor do livro "ainda estou aqui", estava presente no bloco de carnaval, simplesmente resolveu o agredir. Paiva é um SENHOR DE IDADE E CADEIRANTE. Esse é o ódio que o filme da Fernanda Torres, retratando a ditadura,… pic.twitter.com/ZeA6bsJ0L5
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) February 23, 2025
Seguranças do evento intervieram rapidamente para conter a situação, enquanto houve uma breve interrupção da homenagem. O cantor Simoninha e a atriz Alessandra Negrini, rainha do Baixo Augusta, assumiram a condução do evento após o tumulto.
Carnaval de Rua em São Paulo segue com 601 blocos
Este domingo marca o segundo dia oficial do Carnaval de Rua em São Paulo. A programação conta com 601 blocos espalhados por diversas regiões da cidade, segundo a Prefeitura. A expectativa é de que mais de 16 milhões de foliões participem dos desfiles até o fim do período pós-Carnaval, em 9 de março.
De acordo com o portal Metrópoles, o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta é um dos maiores do país e tem como tradição levantar pautas sociais e democráticas em seus desfiles. A edição deste ano reforça a importância da liberdade de expressão e do respeito à diversidade no Carnaval.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado