Márcia Lopes assume Ministério das Mulheres no lugar de Cida Gonçalves

Presidente exonerou Cida Gonçalves e escolheu como substituta a ex-ministra do Desenvolvimento Social. Pasta segue na cota do PT.

Márcia Lopes assume Ministério das Mulheres no lugar de Cida Gonçalves
Márcia Lopes é empossada como ministra das Mulheres no lugar de Cida Gonçalves - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O governo federal confirmou nesta segunda-feira (5) que a assistente social Márcia Lopes é a nova ministra das Mulheres. Ela assume o cargo no lugar de Cida Gonçalves, exonerada após dois anos e quatro meses à frente da pasta.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse à nova ministra e divulgou a mudança pelas redes sociais. A nomeação e a exoneração foram anunciadas em edição extra do Diário Oficial da União, conforme nota divulgada pelo próprio Ministério das Mulheres, por volta das 13h30.

“Eu e a ministra Gleisi Hoffmann recebemos hoje pela manhã, no Palácio do Planalto, a assistente social, professora e ex-ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, a quem nomeei e dei posse no cargo de Ministra das Mulheres, em substituição à companheira Cida Gonçalves, que também participou do encontro”, escreveu Lula.

Troca já era esperada e mantém comando com o PT

A substituição já vinha sendo aguardada por interlocutores do governo e segue mantendo o ministério sob controle do Partido dos Trabalhadores (PT). Márcia Lopes tem trajetória tradicional na legenda e foi ministra do Desenvolvimento Social (MDS) em 2010, no fim do segundo mandato de Lula.

Durante a gestão de Cida Gonçalves, o Ministério das Mulheres teve apoio e presença ativa da primeira-dama Janja Lula da Silva, que participou de diversas agendas e buscou dar visibilidade às políticas da pasta.

Recriada por Lula após o fim da gestão de Jair Bolsonaro, a pasta voltou a ter protagonismo no governo atual. No governo anterior, as ações voltadas às mulheres estavam integradas ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Com essa mudança, já são 12 trocas ministeriais no terceiro mandato de Lula. A última ocorreu na sexta-feira (2), com a saída de Carlos Lupi da Previdência Social, substituído por Wolney Queiroz.

Leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9251 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários