A nova música de Maria Bethânia do disco para o seu próximo disco Noturno, lançada na última sexta-feira (16), canta Bom Jesus da Lapa e louva o Velho Chico, o rio que banha a cidade do Oeste da Bahia rodeada pela fé de moradores e seus romeiros. Lapa Santa é um louvor a fé do povo da cidade baiana.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
“Véio Chico, aliás, era o título original da música, cujo nome definitivo, Lapa Santa, alude a Bom Jesus da Lapa, município baiano banhado pelas águas desse rio que carrega tanto a fé do devoto povo nordestino como as carrancas talhadas pelo artista Francisco Guarany (1884 – 1985)”.
Mauro Ferreira, jornalista
O novo single tem arranjo de Letieres Leite e composição de Paulo Dáfilin e Roque Ferreira. O jornalista Mauro Pereira define Dáfilin como paulista de alma musical santo-amarense (cidade da Bahia onde nasceu Bethânia), e Roque Ferreira, verdadeiro baiano que entrou na roda para propagar o samba do Recôncavo, “hábeis tradutores musicais do Brasil que se move com fé e ritos pelos interiores desse país de dimensões continentais”.
Em outro trecho de sua resenha publicada no G1, o jornalista diz que “Lapa Santa é grande música talhada para Bethânia. Pela intimidade da intérprete com esse universo de amor, festa e devoção que irriga o Brasil de dentro”.
Ouça abaixo Lapa Santa, interpretada pela cantora baiana Maria Bethânia