O Ministério da Saúde lançou hoje (04) uma campanha para vacinar cerca de 9,7 milhões de meninas de 9 a 14 anos e 10,8 milhões de meninos de 11 a 14 anos, somando 20 milhões de brasileiros. A Pasta vai investir 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas contra o HPV.
“É importante alertar que cobertura vacinal só está completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues.
Desde que o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra o HPV ao Calendário Nacional de Vacinação, 4 milhões de meninas procuraram as unidades para completar o esquema com segunda dose totalizando mais de 41% de adolescente a serem vacinas; Entre o meninos que foram incluídas ano passado na vacinação, 2.6 milhões foram vacinados o que corresponde a 64% do total.
A campanha envolve várias peças e será veiculada entre 4 e 28 de setembro com o slogan ” Não perca a nova temporada de vacinação contra o HPV”
“A campanha é importante para lembrar as pessoas sobre a necessidade da vacinação, esclarecendo o que é mito e boato, e informações verdadeiras, baseadas em estudos científicos”, observa a coordenadora.