

O delegado José Magalhães Filho, ex-deputado estadual pela Bahia, morreu neste domingo (13), aos 80 anos. Magalhães Filho era natural de Parnamirim, no estado de Pernambuco, e teve uma trajetória marcada por cargos públicos e atuação política na Bahia. Não há informação sobre a causa da morte.
Ele era concunhado do atual prefeito de Formosa do Rio Preto, Manoel Afonso e da ex-Secretaria de Educação do município, Maria do Socorro. Isso porque seu irmão, Roberto Magalhães, foi casado com a Drª Leda Magalhães (in memoriam), quarta filha do casal Benedicto Araújo e Lauracy Serpa, uma das famílias tradicionais do município.
Carreira política e atuação pública
Graças a fama de durão com a bandidagem, ganhou notoriedade pública, sendo eleito deputado estadual em 1994, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Ele assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) entre 1995 e 1999. Durante o mandato, chegou a liderar o partido na Casa Legislativa.
Além da atuação parlamentar, sua carreira pública inclui passagens por diferentes órgãos. Foi delegado da Polícia Interestadual (Polinter), assessor jurídico do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), entre os anos de 1967 e 1969, e também atuou na Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (CELPE).
Acidente e reconhecimento
Em 2011, o carro em que estava, junto à sua esposa, caiu do ferry boat Ana Nery, nas proximidades do Terminal de São Joaquim, em Salvador, na travessia para a Ilha da Itaparica, onde na época exercia o cargo de delegado. Ambos foram resgatados sem ferimentos graves.
Após a confirmação da sua morte, o ex-deputado estadual Heraldo Rocha (União Brasil) lamentou publicamente a perda. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos do delegado e ex-deputado Magalhães pela sua passagem”, declarou.
De acordo com a mídia da capital baiana, o sepultamento ocorrer na manhã desta segunda-feira (14) no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado