Municípios do Oeste Baiano são denunciados à Receita Federal e podem perder recursos

Foto: Reprodução Umob

Sessenta e seis municípios da Bahia,  podem ficar sem receber a totalidade da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR) a partir de 1º de janeiro de 2019. Prefeituras que são conveniadas com a Receita Federal do Brasil e não  atenderam aos requisitos da Instrução Normativa 1.650/16, tiveram seus convênios com a RFB denunciados com publicação no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 3.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, em todo o Brasil, são 1.135 municípios conveniados denunciados por meio das delegacias de suas respectivas jurisdições. No oeste da Bahia, os municípios que se encontram nessa situação são:  Angical, Baianópolis, Brejolândia, Cotegipe, Ibotirama, Jaborandi, Paratinga, Santana e Tabocas do Brejo Velho . 

De acordo com o Receita Federal, um dos fatores que mais provocou as denúncias são, na maioria, pela falta do servidor com atribuição específica em lançamento de créditos tributários. Além disso, muitos Municípios sequer procuram a delegacia da RFB para entregar os documentos exigidos por meio da IN 1.640/16.

No entanto, o  Comitê Gestor do ITR (CGITR), informou de que haverá uma nova resolução a ser publicada pelos próximos dias. O ato normativo tratará dos procedimentos a serem seguidos pelos novos optantes do convênio.

Veja a lista dos outros municípios da Bahia

 

Sobre Darlan Alves Lustosa 8334 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Rafael

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. site anydesk oficial