Missão DART: Nasa faz primeiro teste de defesa planetária da história - Imagem: Nasa
A agência espacial americana – Nasa (da sigla em inglês), iniciará nesta segunda-feira (26), mais uma fase da missão Dart (em inglês: Teste de Redirecionamento de Duplo Asteroide), que pretende mudar a trajetória de um corpo celeste capaz de causar problemas ao planeta no futuro. o objetivo de testar defesas contra ameaças à Terra.
Uma aeronave viajará a cerca de seis quilômetros por segundo em direção ao meteoro Dimorphos, pequena lua de 160 metros de diâmetro que ronda o Sistema Solar e, se tudo der certo, o impacto modificará sua órbita.
O resultado da colisão, prevista para ocorrer às 20h14 com transmissão ao vivo no canal da agência no YouTube, será medida por telescópios.
A proximidade com a Terra permite que especialistas em defesa planetária observem e meçam o impacto da sonda que atingirá o asteroide. A escolha da data foi proposital, pois a cada 770 dias, o Didymos, sistema onde o Dimorphos está localizado, fica a 11 milhões de quilômetros de nós.
O alvo da missão é o asteroide Dimorphos, que faz parte de um sistema duplo e orbita, como se fosse um satélite, um outro asteroide maior batizado de Didymos.
Filipe Monteiro, astrônomo do Observatório Nacional, vinculada do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações, destaca que ‘’este é o primeiro teste de defesa planetária da história que tentará desviar a órbita de um asteroide e por isso é muito aguardado tanto pela comunidade científica quanto pela humanidade’’, diz.
Para Filipe Monteiro, embora estes asteroides não representem risco à Terra a missão é relevante para a segurança futura do planeta.
Uma campanha com observatórios terrestres de diversas partes do mundo vai analisar o impacto e os resultados da missão. Aqui no Brasil, participa o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, instalado na cidade pernambucana de Itacuruba e ligado ao Observatório Nacional.
com Agência Brasil e CNN
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.