![onda-de-ccalor-oeste-da-bahia Nova onda de calor no oeste da Bahia, ClimaTempo, Meteorologia, previsão do tempo](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/02/portaldocerrado-nova-onda-de-calor-atinge-o-oeste-da-bahia-com-ate-40-c-onda-de-ccalor-oeste-da-bahia-678x381.webp)
![](https://portaldocerrado.com/wp-content/uploads/2025/01/portaldocerrado-disk-gif-disk-gif.gif)
O Oeste da Bahia está prestes a enfrentar uma nova onda de calor, com temperaturas que podem atingir os 40 ºC entre os dias 12 e 18 de fevereiro, segundo alerta da Climatempo divulgado neste domingo (9). A onda de calor, que atualmente afeta a região Sul do Brasil, deve se intensificar e se expandir para o Sudeste e Nordeste, incluindo a Bahia.
Temperaturas acima da média
De acordo com a Climatempo, os termômetros devem marcar de 5 ºC a 7 ºC acima da média nas regiões do Oeste baiano, Vale do São Francisco e no sertão que abrange partes da Bahia, Pernambuco e Piauí. As altas temperaturas também vão atingir o Rio de Janeiro e o noroeste de Minas Gerais.
Por outro lado, algumas capitais não entram na classificação de onda de calor, como Salvador, Florianópolis, Curitiba e Brasília. Nessas cidades, as temperaturas ficarão entre 3 ºC e 5 ºC acima da média, mas o cenário não é considerado uma onda de calor.
Condições do tempo no Oeste da Bahia
A maior parte do sertão e do interior do Nordeste deve permanecer com tempo seco e pouca chuva, especialmente no leste e sul da Bahia. No entanto, oito municípios do extremo oeste baiano estão sob alerta amarelo de chuvas intensas neste domingo (9). São eles:
- Barreiras
- Cocos
- Correntina
- Formosa do Rio Preto
- Jaborandi
- Luís Eduardo Magalhães
- Riachão das Neves
- São Desidério
Apesar da possibilidade de chuvas, a tendência é que o calor se intensifique após o dia 12, elevando as temperaturas e aumentando o risco de desidratação e problemas de saúde relacionados ao calor extremo.
Recomendações para enfrentar a nova onda de calor no Oeste da Bahia
Para minimizar os impactos da nova onda de calor no Oeste da Bahia, especialistas recomendam:
- Beber bastante água e manter-se hidratado.
- Evitar exposição ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h).
- Usar roupas leves e protetor solar.
- Manter ambientes ventilados e frescos.
Fique atento às atualizações da previsão do tempo e siga as orientações das autoridades locais para garantir sua segurança durante este período de altas temperaturas. De acordo com meteorologistas, a onda de calor se caracteriza quando as temperaturas estão pelo menos 5º C acima da média por um período de cinco dias ou mais
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado