Novos casos conhecidos da Covid-19 voltaram a assustar os moradores município de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia. Em uma semana, os casos subiram mais de 4 vezes em relação a semana anterior. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Viep – Vigilância Sanitária do município, são 9 novas infecções pelo Sar–CoV–2, vírus causador da Covid-19
Outros dois registros são da semana passada, totalizando 11 casos ativos. Desde o início da pandemia, o município de pouco mais de 26 mil habitantes já soma 2.794 casos da doença, com 36 mortes e 2.747 recuperados.
Vacina
Na semana passada, a Vigilância Epidemiológica – Viep informou que a vacina de combate a Covid-19 está disponível nas seguintes unidades de saúde da zona urbana no município: : Sady Falcão, Alzira Lisboa, Osvaldo Barbosa, Edgar Gomes e Rosendo Barbosa.
- Primeira dose: 5 à 11 anos;
- Segunda dose: 5 à 11 anos;
- Terceira dose: Reforço: Para quem tomou a segunda dose ou dose única há 4 meses ou mais;
- Quarta dose: Reforço. Para pessoas com 18 anos acima que tomou a terceira dose há meses ou mais
Máscara
Com o aumento de casos da Covid-19 em todo o mundo, autoridades de saúde tem recomendado o uso de máscaras como forma de prevenção. Nesta segunda-feira (28), o governador da Bahia Rui Costa, admitiu que o uso do equipamento deve se tornar obrigatório em ambientes fechados.
No sábado (26) a Sesab – Secretaria da Saúde da Bahia, informou que identificou em 32% de 128 amostras, a subvariante BQ.1da ômicron. Ainda de acordo com a Sesab, a linhagem que altamente transmissível, foram detectadas em coletas realizas nos municípios de Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, Salvador, São Sebastião do Passé e Simões Filho.