do Jornal A Tarde | Salvador – Bahia
Após a primeira confirmação de um caso na última sexta-feira, 2, já foram contabilizados 35 novos casos de malária na Bahia. O surto acontece em cidades do extremo sul do estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Na última terça-feira, 6, a Sesab confirmou que há 35 casos confirmados na região, destes, 34 são no município de Itabela e um em Trancoso, distrito de Porto Seguro. Além disso, outros 64 exames ainda aguardam resultado.
A Sesab enviou uma equipe para região e solicitou ao Ministério da Saúde um inseticida específico para o combater o mosquito transmissor da malária. A previsão é de que o produto chegue em até cinco dias.
A informação inicial é de que um homem oriundo de Manaus, infectado com a doença, esteve na região.
O caso é tratado como surto, porque a doença não é endêmica na região. Até o momento, nenhuma morte foi registrada.
A malária é uma doença causada por um mosquito transmissor e pode causar a morte. Ela também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas, transfusão de sangue e até de mãe para feto, na gravidez.
Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, em até 24h após o início da febre, com antimalárico, para eliminar o parasita da corrente sanguínea.