Foto: Tony Oliveira |Adriano Brito | CNA
Projeto lançado na quarta-feira (03), em Brasília, pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a Embrapa, a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e o Banco Mundial vai oferecer capacitação e assistência técnica gerencial a quatro mil produtores rurais de oito estados e do Distrito Federal. O projeto inclui áreas em 53 bacias distribuídas em 12,5 milhões de hectares.
Assistência técnica prioritária
O número exato de propriedades beneficiadas na Bahia será divulgado a partir de agosto, quando o projeto começará a ser efetivamente implantado nas fazendas.
Com a coordenação do MAPA e pelo Serviço Florestal Brasileiro, o projeto inclui o incentivo à aplicação de técnicas agrícolas sustentáveis, como as tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). As ações vão unir estratégias de preservação que permitam o respeito à legislação ambiental e também o aumento da produtividade e da renda dos agricultores.
“Com essa parceria entre as entidades, faremos os projetos nas áreas de florestas andarem, tanto as plantadas quanto as nativas. Assim, tanto a agricultura quanto o meio ambiente farão seu trabalho para alcançarmos o desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Collato.
As equipes vão monitorar cada propriedade por 24 meses, acompanhando a implantação e o desenvolvimento do projeto.
“Não tenho dúvida de que é possível aliar o aumento da produtividade com a preservação dos biomas. Sou uma defensora de que a sustentabilidade só vem via produção, desenvolvimento e renda. Lugar onde tem pobreza extrema não tem preservação. Um dos grandes reservatórios mundiais está no cerrado, e temos de cuidar de nossa água, de nosso solo. O produtor rural sempre preservou o ambiente, mas agora vai preservar mais com condições”, disse Tereza Cristina, ministra da Agricultura.
Serão investidos US$ 21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF) com recursos do Programa de Investimentos em Florestas (FIP).
“Um ator chave para isso é o Senar, que fornece assistência técnica aliando a recuperação do cerrado com mais sustentabilidade, mais produtividade e mais renda. O meio ambiente não é inimigo da agricultura moderna, rentável e produtiva, ao contrário, isso é uma verdade que temos que incorporar nas nossas estratégias de desenvolvimento sustentável”, afirmou o Embaixador da Alemanha, Georg Witschel.
A Mega-Sena 2849 teve o sorteio realizado na noite deste sábado (5), com prêmio de…
Duas ossadas humanas foram descobertas em um matagal próximo ao bairro Campo Verde, na cidade…
Incêndio atinge casa no Top Park, em Luís Eduardo Magalhães, e deixa criança ferida.
Pouso forçado de avião monomotor no meio da BR-101 surpreendeu motoristas e pedestres na manhã…
A polícia prendeu um homem na sexta-feira (4), suspeito de estupro em Buritirama, no Oeste…
Homem de 25 anos é preso por suspeita de estupro em Santa Rita de Cássia…
This website uses cookies.