Foto: ReproduçãoBlog Geografia do Piemonte da Diamantina e Gaturamo Observatório Astronômico Montagem: Portaldo Cerrado.com
O incêndio que atingiu ontem (02) o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, pode ter destruído a Preguiça Gigante de Jacobina. O objeto é um dos cerca de três milhões de itens que eram abrigados no Museu, instituição mais antiga do Brasil e que foi criada por Dom João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente sediada no Campo de Sant’Ana.
A Preguiça foi encontrada entre os anos de 60 e 70 do século passado, na Gruta da Onça no distrito de Caatinga do Mouro, no município de Jacobina, piemonte diamantino e teria um comprimento de 6 metros, com 4 metros de altura e pesada em torno de 5 toneladas.
No Museu também estava o Meteorito Bendegó, descoberto em 1784 em Monte Santo (BA) na região do sisal da Bahia e foi transferido para o Rio de Janeiro em 1888. Resistente a altas temperaturas, o meteorito foi uma das poucas peças que resistiu ao fogo.
Com mais de 5 toneladas, medindo 2,15 metros de comprimento por 1,5 de altura e 65 de espessura. É o maior meteorito encontrado em solo brasileiro. A época era considerado o segundo maior do mundo e hoje ocupa a 16ª posição.
Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia
Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…
O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…
O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…
Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…
Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…
This website uses cookies.