Foto: ReproduçãoBlog Geografia do Piemonte da Diamantina e Gaturamo Observatório Astronômico Montagem: Portaldo Cerrado.com
O incêndio que atingiu ontem (02) o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, pode ter destruído a Preguiça Gigante de Jacobina. O objeto é um dos cerca de três milhões de itens que eram abrigados no Museu, instituição mais antiga do Brasil e que foi criada por Dom João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente sediada no Campo de Sant’Ana.
A Preguiça foi encontrada entre os anos de 60 e 70 do século passado, na Gruta da Onça no distrito de Caatinga do Mouro, no município de Jacobina, piemonte diamantino e teria um comprimento de 6 metros, com 4 metros de altura e pesada em torno de 5 toneladas.
No Museu também estava o Meteorito Bendegó, descoberto em 1784 em Monte Santo (BA) na região do sisal da Bahia e foi transferido para o Rio de Janeiro em 1888. Resistente a altas temperaturas, o meteorito foi uma das poucas peças que resistiu ao fogo.
Com mais de 5 toneladas, medindo 2,15 metros de comprimento por 1,5 de altura e 65 de espessura. É o maior meteorito encontrado em solo brasileiro. A época era considerado o segundo maior do mundo e hoje ocupa a 16ª posição.
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.